Última actualização: 13 May 2016.
  • Font size:
  • Decrease
  • Reset
  • Increase
20-11-2018
Director: Filomena Marta
Periodicidade: Semanal

Espanha: Família rejeita animal que brincou com Excalibur

 

Mais um cão vítima do medo irracional

por Filomena Marta

 

Em Espanha parece estar a tornar-se flagrante que o medo irracional provoca mais vítimas do que o vírus Ébola.

Teresa Romero, a enfermeira que tinha sido infectada com o vírus na sequência dos cuidados prestados aos missionários infectados que deram entrada em Espanha, já está oficialmente livre do Ébola, mas perdeu o seu cão de estimação.

Excalibur, apesar de todo o movimento mundial contra a morte do animal, foi rapidamente aniquilado pelas autoridades espanholas, sem ter sequer direito a quarentena ou análises.

O marido da enfermeira tentou desesperadamente salvar o cão do casal, uma atitude diametralmente oposta à dos donos de Tronco, o cão que brincou com Excalibur e que acabou rejeitado por causa disso. A família de Tronco entregou-o à Escuela Canina Esga, uma instituição de protecção animal espanhola (onde Tronco tinha tido mais de um mês de treino e onde ia todos os fins-de-semana), que tentou tudo para que a família se mantivesse unida com o seu cão. Tinham dois dias para encontrar um novo dono. Por questões de segurança nunca foram revelados dados do factual dono de Tronco.

Felizmente, o medo irracional não afecta toda a gente e Tronco, um macho Breton de dois anos, foi adoptado por um homem que tinha recentemente perdido o seu companheiro canino. Tronco foi testado a tudo de que conseguiram lembrar-se, encontrando-se de perfeita saúde, e durante 15 dias o novo dono tira todos os dias a temperatura ao cão para monitorizar o seu estado de saúde. Deste salvador, apenas se sabe que se chama Luís.

Para garantir a segurança do cão e evitar pânicos, a instituição montou uma operação secreta, não revelando dados sobre Tronco nem as suas fotografias, sendo apenas mostradas imagens de quando o cão tinha dois meses de idade, para não poder ser identificado nos futuros passeios com o seu novo dono.
“Parecia uma coisa saída de um filme do 007 quando o trouxemos para aqui”, relatou ao examiner.com Esga Juan Esteban, da Escuela Canina Esga. “Tentámos garantir que evitávamos comoção sobre o que estava a passar-se. Não queríamos outro caso como o Excalibur.”

No entanto, a maior parte das reacções de donos de animais parece ir no sentido do medo de que lhes possam ser retirados e sacrificados os cães que tiveram contacto com Excalibur, algo que ainda não sucedeu. Estes donos recorrem às associações de protecção animal em busca de conselhos legais. Beatriz Ramos, secretária da Mascoteros Solidarios, a associação que ficou com a tutela de Excalibur atá à sua morte, por decisão do próprio dono, Javiar Limón, relata que não conhecem “casos de abandono, embora circulem muitas notícias na internet, e muito menos agora, que já se viu que nos Estados Unidos não mataram a mascote da enfermeira contagiada”. Aliás, esta funcionária reafirma a intenção da associação de denunciar o Ministério da Saúde espanhol por maus tratos a animais.

Mas se o medo irracional prevalecer, mais casos poderão seguir-se a Tronco, ou pior, os animais poderão ser simplesmente abandonados. Para Esga Esteban podem haver mais casos como o de Tronco ou mesmo pessoas que decidam abandonar o seu animal de companhia.

Após uma transfusão de plasma de um sobrevivente do Ébola, o teste efectuado a Teresa Romero não acusa vestígios do vírus, duas semanas depois de ter sido hospitalizada. O comunicado emitido ontem, Domingo, referia que o sistema imunitário de Teresa tinha eliminado o vírus do seu organismo, mas é necessário mais um teste para confirmar a total recuperação da enfermeira, de acordo com o médico Manuel Cuenca, director de microbiologia do Hospital Carlos III, em Madrid, onde Romero tem estado internada.

Teresa regressará a casa, mas não terá Excalibur à sua espera.

 

Fontes: El País, La Razón, NBC News, People, The Guardian, CBC News, Examiner, New York Post
Fotos: Internet

 

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

     

Publicidade

Videos de Socorro a Animais

Online

Flag Counter

___________________________________________________